Sejam bem vindos e volte sempre!

domingo, 19 de junho de 2011

QUANDO NÃO QUISER ADOECER.


     Há algum tempo guardei este texto pra publicar aqui no blog. Gosto muito do Drauzio Varella, tenho a impressão que ele é um médico muito atencioso e que seria mais uma sessão de terapia do que uma consulta. Falando em terapia, há algum tempo procurei a ajuda de um profissional em uma época muito complicada da minha vida. Fui em busca de melhoria e acredito que hoje sou uma pessoa bem melhor pra MIM. As outras pessoas não enxergam isso, acostumadas a receber sempre o sim como resposta, quando solicitado um favor e a resposta agora sempre é talvez, até porque normalmente a pessoa primeiro pede, pra depois explicar o favor... aí sempre vem a mesma reclamação: Você sempre só faz o quê você quer. Não, eu nem sempre faço somente o que eu quero, mas agora eu aprendi a dizer NÃO, palavrinha doída e que sempre machuca quem a recebe. Pois, acredito que só existe duas respostas, o sim e o não. Não sou perfeita e não posso agradar a todos, mas aprendi que primeiro EU. Primeiro meus sentimentos, meu desejo, minha vontade. Assim como ninguém é obrigado a fazer tudo que eu quero, eu também não sou obrigada a fazer aquilo que não quero fazer.

Boa semana a todos, 
com carinho
Flávia.




Se não quiser adoecer - "fale de seus sentimentos".
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo, a repressão dos sentimentos, a mágoa, a tristeza, a decepção degenera até em câncer.
Então, vamos confidenciar, desabafar, partilhar nossa intimidade, nossos desejos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e poderosa terapia.

Se não quiser adoecer - "tome decisão".
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões. Para decidir, é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "busque soluções".
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.

Se não quiser adoecer - "não viva sempre triste".
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem a vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

Se não quiser adoecer - "não viva de aparências".
Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de estar bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc. Está acumulando toneladas de peso... Uma estátua de bronze, mas com pés de barro.

Se não quiser adoecer - "aceite-se".
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.














Dráuzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário